quarta-feira, março 15, 2006

Um projecto em de(Curso)


Nas sociedades tradicionais as gerações mais velhas permanecem integradas nos sistemas económicos e sociais de produção, ocupando-se de pequenas tarefas, sendo que as responsabilidades iam decrescendo à medida que as capacidades iam diminuindo. As trocas entre gerações eram feitas no domínio privado das famílias, sendo a velhice apenas um problema nos casos extremos de pobreza, indigência e doença, deles se ocupando as instituições ligadas à caridade.

A velhice como problema social coloca-se de forma particular às sociedades industriais a partir do momento em que o trabalho passa a ser exterior à residência, desintegrando assim duas dimensões essenciais da vida humana: casa e trabalho.

A institucionalização do sistema de reformas é o primeiro passo para a autonomia financeira dos mais velhos e, por arrastamento, para a emergência da terceira idade como categoria social. Ao chamar a si a responsabilidade social pelos mais velhos, o Estado contribui para que se assista a uma transferência dessa mesma responsabilidade das famílias para uma gestão pública da velhice.

No que à burguesia diz respeito, verificou-se uma alteração da transmissão intergeracional dos bens. de uma situação em que esses bens, constituindo a "herança" eram um factor dominante na determinação das relações intergeracionais, passou-se a uma outra situação em que o factor dominante é o capital escolar atingido.

Quanto aos operários idosos e pobres, foi devido aos problemas sociais causados pela falta de meios pobres de subsistência e devido ao encargo que tais idosos constituiam para os familiares em idade produtiva que se achou por bem institucionalizar um sistema de reformas, para o que muito contribui o movimento e a pressão sindical.

O deslocar dos encargos com as pessoas mais velhas do âmbito privado para a esfera pública vai levar a que os conflitos de interesses entre as forças em presença se desenrolem ao nível da confrontação entre os responsáveis politico-administrativos e os especialistas das instituições. Ou seja, tal confrontação é feita ao nível das relações impessoais e da burocracia, campo do qual o resultado é a gestão pública da velhice e as políticas sociais da terceira idade.


Do meu Projecto de Investigação, licenciatura em Sociologia, 5ºano.